Translate

Store berkekê

quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Acordeão, sanfona ou gaita? sei lá...

Es sem dúvida uns dos instrumentos mais usados na música popular do qualquer canto do planeta, também na chamada música erudita com uns dos maiores representantes: Astor Piazzola, quem após do tempo foi reconhecido como um dos gënios não somente como instrumentalista mas como compositor.

Não há lugar onde o acordeão, mesmo sem ser tocado, não seja conhecido. Está presente na cultura europea da qual saiu para outros continentes como América.

Nuns dos meus artigos dediquei um homenagem ao grande músico e compositor Renato Borghetti, quem além disso está trabalhando no sul do Brasil para que a gaita ponto (uma das variedades do acordeão não fique no mais absoluto dos esquecimentos). Mas vamos fazer um pouco de historia do acordeão no Brasil.

A data que os historiadores marcam na chegada do instrumento fica de 1.835 ate 1.851. Há quase mais de 20 anos e isso es muito tempo, daí um pensa que não há muito estudo ou conhecimento exato disto.

Es mais provavel que fosse da mão dos migrantes da Alemnha, Italia, Portugal e Espanha. Dos primeiros es mais provavel que ficase na zona sul do país onde assentaram as colòlonias como Santa Catarina, Porto Alegre, etc. Italianos ficaram mais no centro-oeste do país e es provavel que Portugueses, espanhois (menos provavel) e holandeses chegaram ao nordeste, especialmente ao Estado de Pernambuco quem mantem uma grande tradição musical. Em qualquer dos casos, o acordeão ficou como instrumento proprio da música sertaneja e gaúcha.

Alguns acham que o acordeão, chamado sanfona no nordeste e gaita no sul (sem especificar diferenças) es apresentado na música sertaneja do século XIX que até então eram tocadas com violas, violões, percussão e rabeca; e que o motivo da mudança, o seja desses instrumentos ao acordeão foi que tem mais sonoridade, potencia, etc. Eu não concordo com a hipoteses, mas bem foi um elemento mais que jountou-se a eles, ja que na Europa era proprio das polkas e valsas do século XIX, o seja, da música para dançar pelas suas capacidades ritmicas.

Ninguém sabe exatamente como um instrumento imprescindivel na música sertaneja chegou, qual foi a data, mesmo ninguem acredite na música sertaneja sem um acordeão do seu lado.

Também há quem pensa num origem ancestral do instrumento, na China, um instrumento de sopro chamado Sheng. A posibilidade está aberta mesmo conhecendo que Marco Polo (italiano) esteve na China isso considerando que os primeiros acordeões fossem italianos. Outra hipoteses es que ele foi levado a Russia e de lá sofreu inúmeras transformaçoes passando pela Alemanha.

Mas voltando ao Brasil, o certo, es que no ano 1.875 o acordeão ja era fabricado no Brasil da mão dos italianos Tulio Veronese e o casal Cesare Arpini e María Saboia.

Como gosto pouco de fazer lista, adiciono o link onde podem encontrar muita mais informação dum dos instrumentos mais adaptaveis a qualquer estilo musical popular. Fique a vontade e faça sua eleição.

Historia do acordeão