Translate

Store berkekê

sexta-feira, 1 de dezembro de 2017

Taiguara: o porqué duma censura e o esquecimento



Faz ja alguns meses comprei o album da Bis de Taiguara. Ate  faz pouco também não tive a oportunidade de escuta-lo (sempre gosto diferenciar escutar de ouvir).

Taiguara Chalar da Silva, é uns desses artistas que chama a atenção por varios motivos.

O primeiro, e mais importante pela sua originalidade musical num tempo onde a música tinha ainda um maior espaço pra fazer a diferença (agora é mais dificil encontrarr, a excepção dos que viveram aquele tempo, ista capacidade de não ter sido copia de outro). Ao escutar as músicas de Taiguara um entende melhor a Ivan Lins e outros artistas que marcaram uma época.

O segundo pela sua talentosa capacidade de fazer da sua voz um instrumento camaleão que adapta-se a sons segundo a lírica ou a vontade do interprete. Não podemos esquecer sua tradição musical de pai bandoneoista e mãe cantora.

Poderiamos continuar peguntando como foi possivel que um homen que ficou tanto no exilio tivesse uma oportunidade de reconhocimento no Brasil (país onde não nasceu pelas circusntâncias de ter um pai músico). É verdade que seu éxito foi tarde, mesmo quando suas músicas ja não estavam mais nos intereses musicais do povo.

É motivo de surpresa que Taiguara ficasse tanto no exílio e com tanta censura num compositor que a maioria das letras não tem conteúdo político. Isto só pode-se entender na ignorància daqueles que faziam a gilhotina de tudo suspeito de atentar com “a única verdade”.

No álbum que Bis diu a conhecer de Taiguara tem músicas de muita emoção como Que as crianças cantem livres, o velho e o novo, mudou ou carne e osso.

Muitas dessas músicas tem a marca do seu tempo, na década dos sesenta e setenta.

Infelizmente, Taiguara não está mais conosco. Um 14 de fevereiro de 1996 a música perdeu a uns dos seus filhos ao menos pra os mortais mesmo sua música e sua essência continue na órbita do espaço como lembrança e estela do seu legado.

Na web do artista pode-se ler da Censura (tempo de escuridão)