Translate

Store berkekê

segunda-feira, 3 de junho de 2019

Um século no fubá


Se eu falar de José Gomes de Abreu é provável que muita gente não conheça nem mesmo sendo brasileiro/a., mas se eu digo Tico tico no fubá é um delito não saber de que e quem estou falando.

Zequinha, como era conhecido o compositor nascido em Santa Rita do Passa Quatro, SP ganhou o sucesso com o mais que conhecido choro, que foi parte de trilhas de ao menos cinco filmes importantes.  Muito mais tarde, Carmen Miranda levaria para o resto do planeta a música que é o segundo hino do Brasil.

Mas tudo aconteceu num baile quando Zequinha apresentou seu choro com sua orquestra que foi tudo um sucesso. O compositor além de músico tinha que ganhar-se a vida fazendo inúmeros trabalhos durante toda sua vida.  E ninguém mais poderia reconhecer nenhuma outra música dele mesmo deixou na memoria coletiva valsas, tangos, foxtrotes e outros géneros musicais.

A valsa “Branca” que foi composta para a filha dum chefe de estação ferroviária posso dizer que é uma das valsas brasileiras mais lindas que escutei. 

Falando do Tico-tico como ave, há inúmeras subespécies e ainda ninguém sabe com exatidão porquê Zequinha deu aquele nome a sua música. Mas com certeza,  um século atrás que ele continua no fubá.